terça-feira, 31 de maio de 2011

FIM DO MUNDO? TALVEZ AMANHÃ

Primeiramente o fim do mundo foi especulado que seria na passagem para o segundo Milênio (ano 2000). Um fracasso que pois em risco a credibilidade da ciência.
Posteriormente um grupo evangélico gastou uma quantia exorbitante com publicidade, que segundo eles o mundo acabaria no dia 21/05/2011, porém tudo não passou de mais um equivoco.
Bom, se ele acabou onde estamos?
Ciência e igreja tão rivais, mas ao mesmo tempo tão próximas no sentido de iludir as pessoas.
Contudo a data mais conhecida para esse eventual fenômeno é o dia 21/12/2012, quando haverá a inversão dos pólos magnéticos, onde os pólos norte e sul mudarão de posições.
O ser humano não é capaz de definir uma data provável para o fim do mundo, só existe um ser capaz de tal proeza; DEUS, porque ele é onisciente (sabe de tudo).
É ridícula a previsão do fim do mundo, mas ao mesmo tempo interessante, pois quando essa tal data se aproxima todos vivemos de uma maneira diferente, deixamos as brigas de lado e focalizamos a felicidade, vivemos intensamente.
Como diz Renato Russo: “É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÔ. Por isso viva cada momento, cada minuto, como se só existisse o HOJE, porque o amanhã é incerto, o amanhã é imprevisível.

                                                                                                    
                                                                                                         Luan Augusto.

NADA ESTÁ PERDIDO QUANDO BUSCAMOS EM DEUS



 
Reflexão de LUAN AUGUSTO 
sobre o video de um grupo de teatro americano,
Música. Everything - Lifehouse 
 
 NADA ESTÁ PERDIDO QUANDO BUSCAMOS EM DEUS

DEUS é soberano e generoso.
No momento em que estamos com DEUS nos tormanos mais felizes,
Ele nos dar de tudo e o melhor, sem querer nada em troca,
Nos dá o alimento para saciarmos nossa fome,
Nos dá a paz de que tanto precisamos.
Porém existem as "coisas do mundo" para nos afastarmos Dele,
Primeiro a SEDUÇÃO,
Segundo a GANÂNCIA por dinheiro, mas junto também vem a humilhação,
O "mundo" ao contrário de DEUS quando dá algo é "vazio" em conteúdo,
Em seguida à VAIDADE,
E quando o "mundo" ver que já está tudo perdido pra nós,
Ele te mostra à melhor opção de se afasta completamente de DEUS,
Apresenta-te o SUICÍDIO.
Por mais que você lute, “o mundo” se torna um obstáculo no seu caminho,
Contudo DEUS é mais forte,
E quando se tem fé em DEUS, Ele estará sempre presente para lhe ajudar.

domingo, 29 de maio de 2011

O caos da Educação: Reflexão sobre a fala da Professora Amanda Gurgel...

Realmente...a fala da professora Amanda Gurgel sintetiza a realidade da educação brasileira. Emocionei-me com o vídeo porque faço parte da nova geração de educadores. E passar cinco anos numa faculdade com planos, estudos e sonhos para lutar por uma educação melhor é angustiante quando vemos a total falta de credibilidade que nossa categoria tem. Nos sentimos impotentes diante disso tudo.
É hipócrita a forma como os governantes falam da educação como sendo o meio de salvar o país. E aí quero citar Amanda Gurgel quando diz "com um giz e um quadro?...". Não há como!
As mudanças devem partitr, sobretudo, de dentro para fora. São as mentalidades que precisam mudar para que se consiga, de fato, uma alteração no cenário caótico da educação. E isso não tem acontecido.
E mesmo a fala sendo de alguém do Rio Grande do Norte, ela se encaixa perfeitamente no nosso estado. Aliás, falando em Paraíba, lembro que muda governo, mas não muda em nada a qualidade de ensino. E o pior de tudo é que muitos depositaram total confiança no governador atual como aquele que viria "salvar o estado". E agora estamos todos estarrecidos com os cinco primeiros meses de seu governo. O ex governador Zé Maranhão era um "coronel" declarado e tido como inculto e ignorante. Mas e Ricardo Coutinho que é um típico intelectual e que em seus discursos dizia priorizar a educação? Agora ele demonstra traços de um "ditador" e não queria nem ao menos ouvir a classe dos professores. É alarmante essa situação!
Outro dia vi um comercial do governo federal sobre "Professor". Acho que todos lembram...o comercial começa bem bonitinho com um repórter perguntando a pessoas de diversos países quem mais contribuiu para o desenvolvimento daquele país. E todos respondem "O Professor". Até aí tudo bem. Mas o comercial termina convidando o telespectador brasileiro: "Venha ser professor!". Fiquei me perguntando se aquilo ali era piada, pois foi assim que soou. Me digam quem quer ser professor com a realidade em que a educação brasileira se encontra??? Não basta simplesmente dizer que em outros países o professor é considerado elemento fundamental para o desenvolvimento da nação, pois a forma como a classe dos professores é vista em outros países é bem diferente da nossa. E voltamos a questão das mentalidades...
Eu só espero sinceramente que não fiquemos só nas propagandas de um governo que promete melhorar a educação. Fico refletindo e acho que talvez os governantes lêem muito e incorporam as ideias do filósofo Maquiavel que diz que todo governante deve fazer o mal de uma só vez para que o povo esqueça logo e nos últimos anos de seu governo ele faça o bem. Será que vai ser assim???
Mas ainda há um ponto crucial que quero ressaltar: a responsabilidade de mudança não é apenas dos gonernantes. É nossa, enquanto brasileiros, cidadãos, estudantes e profissionais das mais diversas áreas. Se queremos mudanças não podemos assistir passivamente a tudo isso.
Gente...como vamos cobrar consciência do brasileiro que vende seu voto por qualquer trocado para colocar um prato de comida na mesa para alimentar a sua família? Que consciência uma pessoa dessa tem que ter? A consciência de aproveitar qualquer possibilidade de arranjar uns trocados para comprar o pão.
Boa parte da população que não tem conhecimento nem leitura sobre essa realidade está livre de qualquer carga de culpa. Pois estão ignorantes a tudo isso. Eles não têm com o que se envergonhar. Mas nós que sabemos e vemos o caos em que se encontra a sociedade não podemos nos isentar da responsabilidade de mudança. Ela deve partir de nós mesmos.

Fica aqui o convite à reflexão.

                                                                                                       Ana Silva.

Dia do Geógrafo 29 de Maio



"Estamos convencidos de que a mudança histórica em perspectiva
provirá de um movimento de baixo para cima,
tendo como atores principais os países subdesenvolvidos
e não os países ricos; os deserdados e os pobres
e não os opulentos e outras classes obesas;
o indivíduo liberado partícipe das novas massas
e não o homem acorrentado;
o pensamento livre e não o discurso único.
Os pobres não se entregam e descobrem a cada dia
formas inéditas de trabalho e de luta;
a semente do entendimento já está plantada e o passo seguinte é o seu florescimento
em atitudes de inconformidade e, talvez, rebeldia."

(Milton Santos: Por Uma Outra Globalização - Do Pensamento Único à Consciência Universal)


       É com as palavras do grande nome da geografia brasileira “Milton Santos” que parabenizo esses profissionais, principalmente os da área de Licenciatura, onde muitas vezes não tem o valor que realmente merece.
           

Oração do Geógrafo

Pai nosso que está no céu
Abençoado seja o nosso ESPAÇO geográfico.
Venha a nós a capacidade de compreendê-lo.
Que não seja feito a vontade do capitalismo, assim na terra, como no mar.
A topofilia de cada dia nos dê hoje.
Perdoai os incautos que dizem ser a geografia uma ciência decoreba. Assim também como perdoamos os que a usam para fazer a guerra.
Não nos deixe cair em tentação e abandonar a carreira por um concurso qualquer.
Livra-nos desse mal na graduação, no mestrado e para sempre.
Amém.


Paulo Henrique 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Dia da Toalha

Hoje é dia de celebrarmos a irreverência de um grande e inteligentíssimo escritor: Douglas Adams.
Criador da coleção mochileiros (O guia do mochileiro das Galáxias; O Restaurante no fim do Universo; A Vida, o Universo e Tudo Mais; Até Mais e Obrigado pelos Peixes; e Praticamente Inofensiva), Adams escracha o seu humor, sarcasmo e sagacidade em piadas prontas, pondo seus personagens nas mais diversas situações ironizando o comportamento das pessoas tão como um ser isolado quanto em vivência na sociedade.

Cara, de coração, eu recomendo mesmo ! (ri muito)

Bem , galera, dia 25 é também o Dia da Toalha. Sim ,a toalha. Isso é  explicado pelo próprio Guia do Mochileiro das galáxias. Todo mochileiro que se preze (Eu, por exemplo) tem que saber onde está a sua toalha e não degrudar dela jamais ( a minha tá sempre na bolsa, é serio). Eis o que diz o Guia:
" ... a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os vapores marítimos.... Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente também conclui que ele também tem escovas de dentes, esponjas, sabonete, latas de biscoito, garrafinha de aguardente,bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro tenha por acaso "acidentalmente perdido". O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim, saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."



Juro que nunca me diverti tanto lendo um livro (claro, eu como princesa do sarcasmo, sou suspeita pra falar, mas e dái?)
Ah, preguiçosos de plantão, tem o filme também tá?

Luane Azeredo

domingo, 22 de maio de 2011

EDUCAÇÃO POR GILMARA FRANÇA

DEPOIMENTO EMOCIONANTE DA PROFESSORA AMANDA GURGEL, REPRESENTANTE DO SINDICATO DOS PROFESSSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, A SITUAÇÃO É COMUM AOS DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO,
ASSUNTO ALTAMENTE TOCANTE NO NOSSO CORAÇÃO, AFINAL EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO É ALGO BASTANTE COMUM ENTRE OS TITANS E O PUBLICO QUE PRESTIGIA ESSE BLOG.
A INTERNET É UMA FERRAMENTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO, AINDA BEM Q ELA EXISTE.

sábado, 21 de maio de 2011

Um ensaio sobre o fim

          Um, dois, três... fim. Como será o fim do fim? Será que há realmente o fim ou apenas intervalos para novos ciclos?
          É incrivelmente complexo falar sobre isso. Diante de tantos rumores, estudos e profecias é formidável perceber a influência da mídia e de tudo aquilo que de alguma forma encontra-se incerto, na vida das pessoas. Afinal, somos aquilo que acreditamos, mas devemos estar atentos e seletivos quanto ao que acreditamos...
          Apesar da incerteza, do medo e do mistério que envolve a morte .... acredito que essa foi a maneira encontrada para tornar a situação interessante e inusitada. Isso se partirmos da seguinte ideia: Imagine viver toda uma vida, construir planos, concretizar sonhos, vivenciar amizades e amores para seguir uma trajetória com um "final" pré-meditado?Não teria graça, pois a graça está nas possibilidades que vamos construindo ao longo do caminho. 
         Outra coisa, sabe aquela pergunta que sempre nos fazem... o que você faria se tivesse apenas 1 último dia? Não pense só nas coisas que você faria em um dia, mas sim nas que você faria se tivesse até menos de um dia ... É importante pensar nessas coisas, afinal traçamos muito à longo prazo e esquecemos que a vida tá acontecendo aqui, agora e muitas vezes não nos damos conta disso. É como se não  tivéssemos consciência de que fazemos parte da história, mas talvez muitos nem cheguem a perceber, afinal, eles não se viram nas páginas dos livros de história...
         Portanto a lição que quero deixar é ... planeje, mas não esqueça das possibilidades à curto prazo, viva intensamente e não importa se o mundo vai acabar amanhã ou daqui a 100 bilhões de anos... o importante é que você encare o fim como uma possibilidade de renovação, um recomeço e mais ainda, que você esteja satisfeito com o que faz a cada dia...

 "É bom  olhar pra trás e admirar a vida que soubemos fazer, é bom olhar pra frente, é bom nunca é igual, olhar, beijar e ouvir cantar um novo dia nascendo..."


                                                                                              Jeane Constantino

terça-feira, 17 de maio de 2011

Inteligência Artificial

Hello, Titãs e demais amigos
Eu tava dando um navegada pelos blogs alheios quando descobri o msn de um robô
:O
Sim , senhor. Um robozinho chamado Ed que fica no site do Ministério de Minas e Energia. Eu conversei com ele e foi até engraçado. O seu principal assunto é sobre energia e recursos naturais.
Se você tiver perguntas relacionadas a esse assunto ele responde pra você. Claro, ele também saca de algumas outras coisas, mas não vá esperar muita coisa, ele é só um robô e não se irrite com ele, porque o coitado não revida. ( Sim, eu me passei e briguei com um robô :$) E lembrando que ele não conversa como uma pessoa. Ele é um robô, portanto, dará respostas meio que decoradas de uma enciclopédia, mas você até que aprende :D

Bom, se estiver interessado ou então não tiver ninguém pra conversar no msn (kkkkkkkk), este é o link:
Luane Azeredo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Minha Sorte do Realejo

Vejo as tardes passando. Passo as tardes pensando...
.... e numa dessas tardes, lá na UFPB, entre uma aula e outra pensei em algo que me completa e é quase sempre o motivo da minha alegria: meus amigos.
   Percebi que um terço do que sou agora deve-se aos momentos de descontração e cumplicidade que tive com eles. Que seria da minha vida sem eles? Eu sou tão amiga deles quanto eles de mim? Eu mereço tanto? Bom, espero que sim porque sem eles eu não iria ter como tornar meus dias mais leves e despreocupantes.
   Agora dando uma viajada, que tipo de pessoa será que eu sou? Várias vezes ouvi : "Essa menina é terrível" ou "Deixa de ser ruim!". Enfim, se sou mesmo uma pessoa ruim e um terço do que sou vem dos meus amigos, então parte da culpa (lógico) é de vocês! Isso só pra ver até onde vai a nossa cumplicidade. :P
Tudo o que percebo por fim, é que sou abençoada porque com meus amigos, não há nenhum medo que não possa enfrentar, nem segredo que não possa contar. E enquanto forem um terço meu, serão pra sempre bem-vindos e bem vivos em mim.

Luane Azeredo (Em algum dia de agosto de 2010, numa tarde ensolarada em jonhnny people)

domingo, 15 de maio de 2011

Virou texto :P


O desabafo da semana. Ah, ok. Eu lamento, mas não sei escrever tão bem. Algo interessante? Bem, vejamos.... Ah, que tal o derretimento das calotas polares? Humf! Muito batido. E se eu falasse do apreço que tenho por esse blog? Não, não. Não preciso demonstrar. Tenho apreço pelos que aqui já conheço e, os ausentes, bem, uma hora terei de conhecê-los, não?
Eu estou escrevendo aqui porque queria que vocês visitassem o blog com mais frequencia; que lessem, discutissem, criticassem, questionassem, dissessem olá!, mas se mostrassem. Somos 12!
Ah, pessoal, vamos!
Eu sinceramente não sei o que dizer. Alias tenho certeza de que vou me arrepender de postar esse texto, pois sei que metade vai passar largo daqui.
Há tanto pra se discutir: filmes, livros, células tronco, transgenicos, casamento gay, qualquer coisa. Não há necessidade de ser sempre sério. Falemos então de um mico que pagamos, de uma saia justa em que nos metemos. Isso aqui é pra ser divertido, ora. Mas não tô a fim de escrever em algo publico que, ironicamente, ninguém vai ver.


Uma Titã pra lá de chateada