domingo, 21 de agosto de 2011

As Três Peneiras by Gyl França

Há tempos não mantenho com meus colegas titas um diálogo, e sinto falta do nosso companheirismo
portato como eu vinha afastada um pouco do blog por alguns motivos superiores, quero compartilhar com os colegas uma fabula bastante interessante, para demostrar que não me afasto daqui não.


Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém.

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

Três peneiras?

Sim. A primeira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade. É coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade . Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E arremata Sócrates:

Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta.
.
.
.
Essa mensagem circula pelo mundo afora há um bom tempo e é muito importante aprende-la. Particularmente acredito que identificar essas peneiras em relação ao que nos dizem é desnecessário, melhor que sejamos o ultimo elo do que nos dizem do que fomentar uma discussão (caso não passe pelas peneiras). Essas três peneiras condizem diretamente ao que nós vamos dizer… E não para ficar apontando nos outros.