segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cadeia de informações...



Os meios de comunicação surgiram como uma excelente alternativa de melhoria de vida, pois as informações agora chegam até nós muito rapidamente e a distância não é mais um problema que não possa ser vencido com alguns cliques ou algumas leituras a mais. Entretanto, o que parece é que algumas dessas ferramentas de informação tornaram-se maléficas. Não digo as ferramentas em si, mas as relações de manipulação que se estabelecem no meio delas, sobretudo no que tange à mídia. Basta observar a forma como ela trata os fatos e os noticia: há uma apropriação absurda das "desgraças alheias" para se garantir ibope. É como se ficassem na torcida por algum crime chocante, pois assim há assunto para a semana inteira...
Mas o mais perigoso somos nós, enquanto ouvintes, leitores, espectadores e telespectadores ficarmos passivo a isso, sem fazer nada, assistindo a tudo achando muito natural. Não que tenhamos que nos questionar a todo instante por cada coisa lida, ouvida ou assistida. Mas conhecer um pouco sobre a forma como essa manipulação é feita já é um bom começo para conseguirmos olhar a nossa volta com um olhar mais crítico e assim, emitir nossas próprias opiniões e nos tornarmos sujeitos ativos nessa cadeia de informações.

                                                                                                               Ana Silva

8 comentários:

  1. De fato, a informação é oferecida, mas por trás há um jogo de interesses que vai além do que podemos esperar. Muitas vezes, ao nos conectarmos à algum veículo de comunicação, optamos pelo lazer, diversão e isso é muito normal, o que não se pode é alienar-se dos fatos que acontecem a todo instante à nossa volta. Por tanto, cabe realmente a nós, receptores, receber as informações de forma crítica e consciente, para que conquistemos a autonomia necessária para emitir nossa própria concepção de mundo. Excelente texto Aninha, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto , Ana.
    Sinceramente, eu fico um tanto atordoada por conta de tanto sensacionalismo, ou qualquer variação de reality show pra dar audiência na TV. A vida alheia parece sempre ser mais interessante e isso acaba por lotar os meios de comunicação. Às vezes nem temos opção a não ser desligar o aparelho. Entro no computador e assim que abro o hotmail, mais noticias sobre diversos assuntos fúteis inundam toda a pagina. Estamos cercados de ignorância e de caçadores de "happening". É muito frustrante ver notícias sendo retorcidas sem receberem o devido valor ao passo que a vida ingrata de quem acha que é noticia fica por semanas na rede sem qualquer alteração, poluindo nossos olhos e ouvidos. Pra eles isso pouco importa, o dinheiro está em jogo. Já dizia Humberto Gessinger : "Eles querem te vender/ Eles querem te comprar"

    ResponderExcluir
  3. É nítida como a mídia tenta a todo custo manipular as informações devido a seus próprios interesses, nós muitas vezes somos influenciados por ela sem nem percebermos por isso é muito importante analisar bem o que está sendo nos oferecido.
    Parabéns pelo excelente texto !!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. De fato o mundo globalizado oferece todo um aparato de informações , independente de tais serem " malígnas ou benígnas`" , principalmente no que se refere ao processo de formação cultural de cada indivíduo,em especial nossos jovens . Faz-se necessária então uma análise do que é bom ou nao para nossa apreciação daquilo que realmente é informação, pois, ( uma coisa é informar outra é ludribiar ) , principalmente mentes ainda em processo de formação de personalidade. A corriqueira ilusão de pensar e principalmente concordar com tudo que a mídia oferece as pessoas nada mais é que um fato cultural , no entanto, cacompete a cada um saber julgar com muita ponderação o que de fato é do ponto de vista construtivista , qualitativo/quantitativo bom a ser consumido.
    Daviana parabéns pelo texto !!!
    arnaldo lafond kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Na verdade a interferência é muito ativa sobre nós, indireta ou diretamente sofremos influencia da midia, tanto no campo da moda, do consumo, da pilítica e outros mais. Como reflexo sentimos a mudança de toda a população no decorrer do tempo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A comunicação em si é algo surpreendente, já os meios de comunicação que as transmitem tentam a todo instante influenciar nós, meros ouvientes.
    Temos que ressaltar que nem todas as as reportagens são noticiadas completamente, pois em seu conteúdo poderia conter algo que a prejudicasse, o que de forma alguma eles optariam em realizar. Em certa maioria, "eles" transmitem o que lhe é favorável.
    Os meios de comunicação tentam influenciar, manipular, esconder algo, cabe a nós não ficarmos retidos apenas naquele comentário, temos que ir além, verificar a veracidade dos fatos e as fontes que as transmitiram para podermos mudar e não continuarmos no mesmo erro.

    ResponderExcluir