sábado, 12 de março de 2011

DEIXO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS AMIGOS REFLETIREM A RESPEITO DO DINHEIRO

OLÁ MEU NOME É GILMARA, SOU UMA DOS 12 TITÃS, GRUPO AO QUAL TENHO ORGULHO DE DIZER QUE CELEBRO UMA PLENA AMIZADE.

"Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência." (Henry Ford).

Enquanto buscamos em nossa vida acumular coisas e riquezas demasiadas ,terminamo-nos por deixar de lado o que necessariamente precisamos para manter nossa paz de espírito, o que quero dizer aos colegas é que quando o dinheiro passa a ser o centro dos relacionamentos sejam afetivos, amorosos, familiares terminamos por perder certos momentos que poderiam ter sido maravilhosos e entramos em conflitos onde existe um maquavélico lavajato cerebral, que nos faz deixar de lado o que é na verdade essencia para que sejamos felizes, a felicidade é relativamente uma colcha de retalhos, nos quais vamos costurando pedaçinhos e pedacinhos, não pense que dinheiro compra a felicidade ou a traz plenamente, o que não podemos é deixar q ele nos traga a ilusão de que ele trará tudo de bom que a vida pode dar.
 

Gil França






 "Quando um homem diz: 'O dinheiro compra tudo', a coisa fica clara - ele não tem dinheiro." (Ed Howe)







UMA FRASE PARA O REI


Conta a lenda que um rei muito poderoso ao enfrentar outro rei tão poderoso quanto ele, perdeu quase tudo o que tinha. Foram anos de batalhas onde muitos soldados perderam a vida, e muita riqueza foi consumida.
A guerra só acabou com a morte do rei inimigo, mas custou muito caro ao vencedor, que sentiu o peso da miséria na sua própria vida.Como em toda guerra, os dois perderam muito.
Foram necessários anos para que o rei vencedor conseguisse acumular fortuna novamente, com muito trabalho nos campos e a conquista de outros lugares. Assim, meditando na sorte e no azar, na riqueza e na pobreza, o rei chamou seus sábios consultores e pediu que eles definissem, em uma única frase, esses dois momentos tão opostos, e que servisse de fonte de força para que ele superasse a falta de recursos, os problemas e dificuldades, e quando na riqueza não esquecesse dos pobres e das dificuldades do povo que ele comandava.
Essa frase vencedora daria honras e glórias ao seu criador e seria escrita na bandeira daquele reino e no brasão real. Por isso, gênios de todos os cantos passaram a mandar sugestões.
Um dia, o rei em um dos seus passeios teve sede e parou perto de um casebre na estrada. Um dos soldados bateu palmas. Um senhor sorridente o atendeu e trouxe água para o rei em uma caneca simples, mas muito limpa, o que impressionou o rei, que também ficou impressionado com a pureza e o frescor da água. Curioso, o rei desceu e resolveu entrar no casebre. Surpreendeu-se com a paz do ambiente, com a limpeza e as pequenas flores em cada canto daquele cômodo humilde.
O camponês contou que no passado tivera bens e posses Era alfaiate e tinha uma grande freguesia. Chegou a ter muito dinheiro. Mas perdeu tudo com o ataque de um rei muito poderoso naquela região e ele teve que mendigar pelas ruas para comer. Andou muito, conheceu muitas vidas e muitas realidades, até encontrar esse lugar que hoje ele chama de "pedacinho do céu", e mostrou ao rei uma tabuleta onde ele mandou gravar a frase da sua vida para que ele se lembrasse sempre, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na pobreza ou na riqueza, que ele podia superar tudo, desde que se lembrasse dessa verdade escrita na tabuleta.
Lá estava a frase que o rei tanto buscava. Estava escrita, em apenas uma linha, toda a filosofia que seus sábios não souberam explicar. Lá estava escrito: “Tudo passa!”.


"O que a Bíblia diz sobre gerenciar as suas finanças?"

Resposta:
A Bíblia tem muito a dizer sobre gerenciar finanças. A respeito de pedir emprestado, veja: Provérbios 6:1-5; 20:16; 22:7,26-27 (“O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta... Não estejas entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se não tens com que pagar, por que arriscas perder a cama debaixo de ti?”). Em relação ao suborno, veja: Provérbios 17:8; 18:16; 21:14; 28:21; 17:23 (“O perverso aceita suborno secretamente, para perverter as veredas da justiça”). Sobre riquezas, veja: Provérbios 10:15; 11:4; 18:11; 23:5; 28:20 (“O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo”).

Em relação à preguiça e finanças, veja: Provérbios 6:6-11 (“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para domir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”). Também 1 Timóteo 6:6-11. Sobre o dar, veja: Lucas 6:38; 2 Coríntios 9:6-15 (versículos 6-7: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”).

Sobre a administração do dinheiro, veja: Lucas 16:1-13 (versículo 11: “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?”). Também Tiago 1:17. Nós somos responsáveis por prover nosso próprio sustento. 1 Timóteo 5:8 diz: “Ora, se alguém não tem cuidados dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”.

Em suma, o que a Bíblia diz sobre gerenciar o dinheiro? A resposta pode ser sintetizada em uma única palavra: sabedoria. Nós devemos ser sábios com o nosso dinheiro. Nós devemos economizar dinheiro, mas não acumulá-lo como tesouro. Nós devemos gastar dinheiro, mas com prudência e controle. Nós devemos devolver ao Senhor, em alegria e sacrifício. Nós devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e o guiar do Espírito de Deus. Não é errado ser rico, mas é errado amar o dinheiro. Não é errado ser pobre, mas é errado gastar dinheiro em coisas fúteis. A mensagem consistente da Bíblia sobre o gerenciamento do dinheiro é ser sábio.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia Frejat: "eu desejo que vc ganhe dinheiro, pois é preciso viver também. E que diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem"
    Oi Gilmara, muito boa a sua colocação sobre o dinheiro :)

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como a sociedade cada vez mais capitalista(e o capitalismo desumano, diferente do pregado e idealizado nos primórdios de sua origem)se deixa subjugar e entorpecer pelos "caprichos" do sistema. Os valores morais são cada vez mais substituídos pelos "valores das bolsas financeiras". E a tal "felicidade" parece ser comprada, trocada...
    Isso me lembra o Rousseau quando disse que a complexificação da sociedade é que fez com que os homens se tornassem mais individuais. Quem sabe o homem das cavernas não fosse livre de tantos males?...não existia dinheiro, propriedade, luxo, "bolsa de valores", regras de conduta...enfim...não existia prisões. O homem era livre. E a liberdade anda próxima da tal "felicidade".

    ResponderExcluir