domingo, 29 de maio de 2011

O caos da Educação: Reflexão sobre a fala da Professora Amanda Gurgel...

Realmente...a fala da professora Amanda Gurgel sintetiza a realidade da educação brasileira. Emocionei-me com o vídeo porque faço parte da nova geração de educadores. E passar cinco anos numa faculdade com planos, estudos e sonhos para lutar por uma educação melhor é angustiante quando vemos a total falta de credibilidade que nossa categoria tem. Nos sentimos impotentes diante disso tudo.
É hipócrita a forma como os governantes falam da educação como sendo o meio de salvar o país. E aí quero citar Amanda Gurgel quando diz "com um giz e um quadro?...". Não há como!
As mudanças devem partitr, sobretudo, de dentro para fora. São as mentalidades que precisam mudar para que se consiga, de fato, uma alteração no cenário caótico da educação. E isso não tem acontecido.
E mesmo a fala sendo de alguém do Rio Grande do Norte, ela se encaixa perfeitamente no nosso estado. Aliás, falando em Paraíba, lembro que muda governo, mas não muda em nada a qualidade de ensino. E o pior de tudo é que muitos depositaram total confiança no governador atual como aquele que viria "salvar o estado". E agora estamos todos estarrecidos com os cinco primeiros meses de seu governo. O ex governador Zé Maranhão era um "coronel" declarado e tido como inculto e ignorante. Mas e Ricardo Coutinho que é um típico intelectual e que em seus discursos dizia priorizar a educação? Agora ele demonstra traços de um "ditador" e não queria nem ao menos ouvir a classe dos professores. É alarmante essa situação!
Outro dia vi um comercial do governo federal sobre "Professor". Acho que todos lembram...o comercial começa bem bonitinho com um repórter perguntando a pessoas de diversos países quem mais contribuiu para o desenvolvimento daquele país. E todos respondem "O Professor". Até aí tudo bem. Mas o comercial termina convidando o telespectador brasileiro: "Venha ser professor!". Fiquei me perguntando se aquilo ali era piada, pois foi assim que soou. Me digam quem quer ser professor com a realidade em que a educação brasileira se encontra??? Não basta simplesmente dizer que em outros países o professor é considerado elemento fundamental para o desenvolvimento da nação, pois a forma como a classe dos professores é vista em outros países é bem diferente da nossa. E voltamos a questão das mentalidades...
Eu só espero sinceramente que não fiquemos só nas propagandas de um governo que promete melhorar a educação. Fico refletindo e acho que talvez os governantes lêem muito e incorporam as ideias do filósofo Maquiavel que diz que todo governante deve fazer o mal de uma só vez para que o povo esqueça logo e nos últimos anos de seu governo ele faça o bem. Será que vai ser assim???
Mas ainda há um ponto crucial que quero ressaltar: a responsabilidade de mudança não é apenas dos gonernantes. É nossa, enquanto brasileiros, cidadãos, estudantes e profissionais das mais diversas áreas. Se queremos mudanças não podemos assistir passivamente a tudo isso.
Gente...como vamos cobrar consciência do brasileiro que vende seu voto por qualquer trocado para colocar um prato de comida na mesa para alimentar a sua família? Que consciência uma pessoa dessa tem que ter? A consciência de aproveitar qualquer possibilidade de arranjar uns trocados para comprar o pão.
Boa parte da população que não tem conhecimento nem leitura sobre essa realidade está livre de qualquer carga de culpa. Pois estão ignorantes a tudo isso. Eles não têm com o que se envergonhar. Mas nós que sabemos e vemos o caos em que se encontra a sociedade não podemos nos isentar da responsabilidade de mudança. Ela deve partir de nós mesmos.

Fica aqui o convite à reflexão.

                                                                                                       Ana Silva.

3 comentários:

  1. Às vezes fico pasma com o tamanho da hipocrisia de um ser humano, e nesse caso de nós brasileiros. eu msm afirmo que sem educação nao se chega a lugar nenhum, e ainda assim, infelizmente, faço parte daquela parcela que só reclama e não faz nada (exceto votar em algupem que se pensa ser competente). Que Ricardo faça alguma coisa, pelamordedeus

    ResponderExcluir
  2. Também faço parte dessa parcela e me sinto muitas vezes impotente e envergonhada com isso tudo. A nossa cultura acostumou-se dessa forma, a aceitar tudo como uma fatalidade e como sem possibilidades de mudanças. Entretanto, refletir sobre essas questões e pensar a respeito acredito que já seja o primeiro passo para a mudança.

    ResponderExcluir
  3. Não digo que a educação é uma instituição falida, porque sou cristão e confio q Deus é fiel,milagres existem sim e acontecem, mas a educação não é um milagre nem a superdroga que mudará o mundo em 90 segundos, infelizmente, mas é semente que mudará o nosso país, o problema é que o investimento é a longo prazo e os líderes provem as mudanças de acordo com a movimentação do tectonismo.
    Eu creio que a educação é o caminho para mudarmos nosso país.

    ResponderExcluir