quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cegueira Funcional

Você é do tipo de pessoa que consegue enxergar tudo o que se passa diante de seus olhos? Ah, vá! Conta outra. Você mesmo já deve ter percebido que quando está prestando muita atenção em alguma coisa, acaba não percebendo outras que estão à vista. Por que isso ocorre? Porque estamos cegos. Não uma cegueira  propriamente dita, mas uma cegueira por desatenção (Inattentional Blindness, em inglês). Ou seja, se não damos atenção a um objeto, nós acabamos cegos funcionalmente. Isso está relacionado à nossa inabilidade de perceber alterações características em cenas as quais não estamos devidamente atentos.
Um cientista chamado Daniel Simons, da Universidade do Estado de Illinois na cidade de Urbana-Champaign, junto com Christopher Chabris, da Universidade de Harvard, foram quem melhor estudaram esse fenômeno. Em seus estudos foi proposto que pessoas assistissem a um pequeno vídeo no qual havia dois grupos de pessoas (um usando roupas pretas e o outro usando roupas brancas) brincando com uma bola de basquete. As pessoas que assistiam ao vídeo deveriam contar quantas vezes a bola de basquete era passada entre as pessoas de um dos grupos (No vídeo abaixo, pede-se para contar os passes de bola do grupo que está de branco).

E aí? Vamos fazer o teste? Assista ao vídeo abaixo e preste atenção nas instruções (Seja honesto e não veja a resposta antes, nem a explicação no “mais informações”, se não perde a graça).
Espere o vídeo carregar totalmente, pois se ele pausar na metade, o teste não será válido.

 
Viram o gorila???????? Pois é, eu confesso que acertei o numero de passes da bola, mas não vi gorila nenhum :/. A incapacidade de perceber o gorila é atribuída à falha em atentar para aquilo enquanto estamos engajados na difícil tarefa de contar o numero de passes de bola. Sem contar que o fato de ficarmos atentos às pessoas de branco na intenção de acertar o numero de vezes que a bola e passada, acabamos abstraindo o preto do gorila que pode facilmente ser confundido com um integrante do grupo que está de preto. A conclusão para o teste é: Nosso cérebro escolhe, seleciona algo para focar e põe todo o resto em segundo plano. A imagem é captada, mas não é transmitida.
Se você, assim como eu, não viu o gorila, fique tranquilo. No teste feito por Simons, (conhecido com o gorila invisível) cerca de 50% das pessoas também não viu. (você não é
sozinho nesse mundo Rsrsrs)
Luane Azeredo

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante Lua... Há pouco tempo, assisti a uma Conferência sobre o uso das pinturas de Dali como teste para descobrir pessoas em surtos psicóticos de esquizofrenia. Ao que tudo indica, nesse distúrbio, as pessoas tem suas percepções alteradas, neste caso, "tendem a enxergar objetos maiores", como se ao ver uma pintura basicamente não focassem nas partes menores, mas sim nas maiores, onde pessoas que não se encontram em surto, normalmente focam nos detalhes.
    O mais interessante ainda é que a bibliografia de Dali e a própria obra do pintor aponta que o mesmo pintou esses quadros, no auge da esquizofrenia, e a própria professora responsável pelas pesquisas também tem esquizofrenia controlada, ou seja, ela tem subsídios próprios, além do que direciona, seus estudos coma finalidade de disseminar prevenção e validar um teste para ser realizado no diagnóstico da esquizofrenia, portanto conselho dela: cuidado com o stress!!!
    O que quero dizer com isso tudo? É que a nossa visão pode nos mostrar muitas coisas e também ocultá-las. Afinal, há uma seletividade no momento do processamento das informações visualizadas, além dos fenômenos de ilusão de ótica, mas isso já é uma outra história... rs.
    Parabéns pelo texto, beijo!

    Jeane Constantino

    ResponderExcluir
  3. Sim , Jeane. Isso é outra história. Muito interessante por sinal. Mas a fim de contas, vc ficou cega funcionalmente? acertou o numero de passes de bola? viu o gorila? Ai, pq ninguém da atenção ao video? Jeane, tu bem que podia fazer uma postagem sobre esses disturbios nas percepões ne?

    Bjos,
    Lua

    ResponderExcluir
  4. Eu percebi o gorila, so não o vi entrado nem saindo, mais vi que ele estava em cena.

    ResponderExcluir
  5. Eu percebi o gorila, so não o vi entrado nem saindo, mais vi que ele estava em cena.

    ResponderExcluir